Como escolher um tema perfeito ?

tema perfeito

 

Como escolher um tema perfeito ? I Siga esses passos

  1. Escolha um rumo para seguir;
  2. Generalize: para facilitar o entendimento;
  3. Especifique: para escolher melhor;
  4. Junte todos e monte o tema.

→Você Já imaginou um método que te permita fazer uma monografia de forma rápida,seguindo um passo a passo ? Eu não estou falando de projeto de TCC pronto !

1 I Escolha um rumo para seguir

No momento em que alguém toma a decisão de escrever sobre algo, logo vem à mente várias ideias que formam uma tela com várias imagens. Todas elas representam pensamentos e sugestões sobre aquele determinado assunto, mas por estarem misturados tornam a decisão ainda mais difícil. Mais difícil do que escolher o rumo certo, é manter-se nesse rumo, como mostra a ilustração acima, você precisa ser veloz nessa parte, pois toma muito tempo.

Para facilitar na hora da escolha, é interessante procurar um verbo que mostre o que será feito e a partir dele, como montar uma pergunta sobre o que será feito:

  • Conhecer: a pesquisa busca conhecer mais sobre algum assunto?
  • Compreender: a pesquisa busca compreender mais sobre algum assunto?
  • Analisar: a pesquisa visa analisar algum assunto?
  • Aplicar: a pesquisa visa aplicar alguma ferramenta?
  • Desenvolver: a pesquisa visa desenvolver um software?

Em suma, a escolha de um tema TCC para o projeto, deve ser feita com maior cuidado. Deve-se também levar em consideração todas as consequências dela, sem exceção de nenhuma. Para facilitar, anote em uma folha de papel o verbo que mais se encaixa com o assunto abordado, a fim de que se possa encontrar uma forma de generaliza-lo no passo seguinte.

2 I Generalize: para facilitar o entendimento

Para facilitar o entendimento, é importante definir o tema do TCC em poucas palavras. De um modo geral, deve ser escolhido um termo que ao ser pronunciado, o ouvinte possa entender ou ter noção do assunto abordado. Assim como a ilustração do capitão planeta que une todos os poderes e se transformava em algo maior, você fará o mesmo, quando você vê um ALUNO ao generalizá-lo, então temos ALUNOS, se generalizarmos mais ainda, então teremos ESTUDANTES, mais uma vez generalizado, teríamos PESSOAS e assim por diante. Sua tarefa é generalizar seu tema. Por exemplo, se eu usar o 5s na escola, então seria: FERRAMENTAS DA ADMINISTRAÇÃO NA ESCOLA. O que eu fiz ? apenas generalizei que o 5s é uma ferramenta da administração e a escola que também pode ser generalizado para educacional caso preferisse.

Dessa forma, é fundamental que o aluno organize suas ideias para o tema TCC em uma folha de papel para ter uma visão ampla. Logo após isso, deve-se encontrar uma expressão ou termo que resuma tudo em poucas palavras para poder seguir para o passo seguinte.

3 I Especifique: para escolher melhor

escolher tema perfeito

E se generalização é agrupar por semelhança, então especificar é justamente ao contrário, assim como você pode ver na imagem, tantos minions juntos sem um gênero. Após a generalização, é crucial escolher apenas um ramo da área para estudar. A fim de especificar para não acarretar problemas futuros com amplitude.

Diante desses dados, é possível imaginar alguns exemplos:

  • Desenvolvimento de software: desenvolvimento de software acadêmico;
  • Aplicar ferramenta: aplicar ferramenta de marketing;
  • Conhecimento: obter conhecimento sobre as pranchas de comunicação.

O que importa, portanto é, definir a partir da frase montada uma área de estudo, uma vez que a especificação é escolher algo dentre inúmeras possibilidades. Esta por sua vez, deverá ser explorada do decorrer do TCC da forma que o autor achar melhor. Para ter uma melhor visualização, deve-se transcrever a palavra generaliza no passo anterior e colocar a baixo dela todas as suas opções (especificações).

4 I Junte todos e monte o tema

Da mesma forma, você seguirá, uma vez que depois de ter feito todos esses passos solicitados, eles devem ser unidos como um quebra-cabeça. De modo que todos formem uma única frase para o tema do trabalho.

Todas as peças devem ser encaixadas em sua respectiva ordem:

  • Rumo (o que);
  • Generalização (frase);
  • Especificação (o ramo escolhido).
  • Rumo: desenvolver;
  • Generalização: desenvolvimento de software;
  • Especificação: desenvolvimento de software acadêmico para registro.

O resultado final será um tema TCC montado como, por exemplo: desenvolvimento de software acadêmico para registro de fazendas.

Conheça o curso monografis e nunca mais pense em monografia pronta ou projeto de tcc pronto !

Para saber mais clique aqui:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1.597 votes, average: 4,70 out of 5)
Loading...